O escritório Carlo Ratti Associati divulgou seu projeto "Greenary", uma casa rural renovada, organizada em torno de uma árvore de 10 metros de altura e localizada nos arredores de Parma, norte da Itália. O projeto foi comissionado pela empresa Mutti, de derivados do tomate, como parte de um masterplan que pretende aproximar natureza e ambiente construído.
A árvore Ficus, de 50 anos de idade, situada dentro da área de convivência é circundada por ambientes dispostos em alturas variadas que se elevam até a copa, definindo seis espaços domésticos. Aproveitando a proximidade com o galpão fabril, a casa se conectará fisicamente a este, mantendo uma linguagem formal coerente.
Em torno da árvore, seis espaços domésticos são dedicados a atividades específicas: praticar ioga, ouvir música, ler, comer, beber, e armazenar vinho e presunto curado. Cada espaço é posicionado em um nível diferente da árvore, com três acima do térreo e três abaixo, seguindo o princípio do Raumplan de Adolf Loos.
Queríamos que o projeto refletisse nossa "biofilia" inata, o impulso natural de se conectar com outras formas de vida, como proposto pelo grande biólogo de Harvard, Edward O. Wilson. Com o Greenary, estamos tentando imaginar uma nova paisagem construída em torno do ritmo da natureza.
-Carlo Ratti
A árvore Ficus é ideal para ambientes internos, desenvolvendo-se bem em temperaturas estáveis. Além disso, para garantir a saúde da árvore, o escritório propõe uma grande fachada envidraçada voltada para sul que, no hemisfério norte, assegurará abundância de incidência solar no interior do edifício.
A renovação do Greenery começará ainda este ano e tem conclusão prevista para o final de 2019.
Recentemente, o escritório CRA venceu um concurso para a Biblioteca Nacional Tainan em Taiwan com um projeto desenvolvido em colaboração com a Bio-arquitetura Formosana.
Equipe Carlo Ratti: Carlo Ratti, Giovanni de Niederhausern, Saverio Panata, Andrea Cassi, Francesco Strocchio, Alberto Benetti, Anna Morani, Gerolamo Gnecchi Ruscone, Giovanni Trogu
Imagens: Gary di Silvio, Pasquale Milieri, Gianluca Zimbardi
Consultor agrônomo: Flavio Pollano
Engenharia: AI Studio